Usando o Facebook para conseguir um emprego

Já faz tempo que o Facebook passou a ser a rede social mais usada no mundo, superando Orkut, Twitter e até mesmo o Linkedin. E por falar em Linkedin, segundo pesquisas recentes 65% dos recrutadores utilizam o Facebook como ferramenta de busca de seus candidatos, situação essa muito diferente de 5 anos atras quando o Linkedin era responsável por 95% das buscas. Isso mostra o quanto é importante para quem procura emprego saber usar a ferramenta facebook de maneira adequada.

Se você é um dos 1,23 bilhões de usuários do facebook que utilizada da rede social para procurar emprego, segue algumas dicas importantes. Antes, que eu me esqueça, não é nem preciso dizer para tomar cuidado com suas "postagens" e "fotos publicadas" não é?:

-  Faça parte e  interaja, com grupos relacionados a busca de trabalho e assuntos relacionados a sua área de atuação (esse grupo por exemplo)

- Curta as fanpages das empresas que você pretende trabalhar, e tente de maneira discreta e inteligente interagir em suas publicações (essa Fan Page por exemplo).

- Busque novas conexões profissionais, com pessoas com cargo de chefia e liderança nas empresas de RH e recolocações profissionais, bem como os profissionais de RH das empresas que você pretende trabalhar.

- Preencha e principalmente mantenha atualizado o seu perfil profissional na rede social.

- Classifique os seus amigos (por meio da lista de contato) como contato profissional, familiar ou acadêmico. Com essa simples alteração você pode direcionar suas publicações de status sem perder sua liberdade e expressão.